No encontro realizado no dia (30) na Fiemg, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram um investimento de US$ 2,6 bilhões na Refinaria Gabriel Passos para expandir a capacidade de refino em Betim.
A meta é processar 200 mil barris de petróleo por dia até 2027 e 240 mil por dia até 2030. Também foi revelado um projeto de uma usina fotovoltaica de 11 MW para atender a 80% do consumo de energia da refinaria.
Na coletiva de imprensa, o ministro Silveira criticou a proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governador Zema, afirmando que o governo federal não aceitará retrocessos na qualidade dos serviços públicos como contrapartida. Ele também defendeu o direito à atualização dos salários dos servidores públicos do estado.
O ministro expressou sua insatisfação com a falta de parceria entre o governo de Minas Gerais e seus representantes no governo federal, mencionando o senador Rodrigo Pacheco como alguém que poderia melhorar a colaboração entre o estado e o governo central sob a liderança do presidente Lula.