O Ministério da Justiça recebeu a mulher de um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho, Luciane Barbosa Farias, ela foi recebida por assessores de Flávio Dino. A informação foi confirmada pelo próprio Ministério e divulgado nesta segunda-feira (13), pelo jornal O Estado de São Paulo.
Tio Patinhas como é conhecido Clemilson dos Santos Farias, já esteve no topo da lista de os mais procurados da polícia do Amazonas, e é casado com Luciane há 11 anos. Tio Patinhas foi preso em dezembro de 2022 e cumpre 31 anos de prisão. Luciane também foi condenada ao mesmo processo que o marido por lavagem de dinheiro, associação ao tráfico e organização criminosa, porém recorre em liberdade.
O Ministério da Justiça declarou que as reuniões foram solicitadas pela Associação Nacional de Advocacia Criminal, com a presença de várias advogadas. “A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes”, declarou em nota o Ministério.
O Ministério Público do Amazonas constatou que Luciane era o “braço financeiro” do marido e “exercia papel fundamental na ocultação de valores oriundos do narcotráfico, adquirindo veículos de luxo, imóveis e registrando ‘empresas laranjas’”. A investigação concluiu ainda que o patrimônio do casal do Comando Vermelho cresceu mais de 1.000% entre 2012 e 2015.