no

Exército Brasileiro envia 20 tanques para a fronteira com a Venezuela

A medida é para caso Maduro decida invadir a Guiana.

20 blindados estão sendo preparados pelo Exército Brasileiro, para serem enviados a cidade de Pacaraima que faz fronteira com a Venezuela, no estado de Roraima. No município é realizado a Operação Acolhida, criada durante o governo Temer, para gerir a situação de refugiados venezuelanos.

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

A medida se dá pelo fato de que caso Nicolás Maduro siga adiante com a invasão da Guiana e teria que passar pelo Estado de Roraima. Os blindados serão enviados dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do sul, levando cerca de um mês para chegar até o destino. Inclusive há trechos do percurso que só podem ser percorridos de barco, como por exemplo o trajeto de Belém a Manaus.

No último domingo, o regime do ditador Nicolás Maduro fez supostamente um referendo com “95% de aprovação”, onde que os venezuelanos aprovaram medidas para anexação de parte do território da Guiana, rico em petróleo.

Segundo Maduro, os venezuelanos referendaram a criação da província, “Guayana Esequiba”. A medida prevê ainda a concessão da nacionalidade venezuelana a 125 mil habitantes da região.

Entre janeiro de 2017 e junho de 2023, quase 1 milhão de venezuelanos fugiram da ditadura de Maduro e entraram no Brasil, a maioria pela cidade fronteiriça de Pacaraima, em Roraima.

Dupla que aplicava golpe do cartão em fãs de Paul McCartney é presa em BH

Grande incêndio atinge apartamento em BH; Vídeo