O Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) aprovou na manhã desta quinta-feira (4) a paralisação dos professores da rede municipal em Igarapé, por 48 horas, nos dias 9 e 10 de abril.
A decisão, que foi tomada em assembleia realizada pela categoria, tem como objetivos pressionar o Prefeito Arnaldo Chaves(PP) o cancelamento da licitação 02/2024 que prevê a terceirização do ensino bilíngue em Igarapé.
Outro pauta cobrada pelos profissionais, são a recomposição das perdas inflacionárias, juntamente com um reajuste de ganho real para todos os trabalhadores da Educação.
E por fim, outro ponto importante, os trabalhadores reivindicam que sejam nomeados os aprovados no concurso.
NOTA SINDICATO
O Sind-UTE/MG Subsede Betim – Núcleo Igarapé reafirma a posição em defesa da qualidade da educação pública e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação. Diante da contratação da empresa para prestação de ensino bilíngue na rede municipal de Igarapé, solicitamos o cancelamento da licitação 02-2024.
A terceirização na educação pode comprometer o futuro das crianças e jovens da região, sendo fundamental garantir a gestão transparente e responsável dos recursos atribuídos à educação.
Além disso, reivindicamos a recomposição das perdas inflacionárias e um reajuste de ganho real para todos os trabalhadores em educação do município. É imprescindível valorizar adequadamente os servidores, reconhecendo seu esforço e dedicação ao serviço público. Um aumento salarial não apenas melhora a qualidade de vida dos servidores, mas também impulsiona a economia local, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento.
Outra demanda importante é a nomeação imediata dos aprovados no concurso. Precisamos preencher os cargos vagos com profissionais qualificados para garantir a eficiência e a continuidade dos serviços públicos. Valorizamos o mérito e defendemos a justiça e a transparência nas seleções realizadas pelo poder público.
Por fim, reiteramos nosso compromisso em lutar pelos direitos dos trabalhadores em educação e pela qualidade da educação pública em Minas Gerais.
Estamos atentos e atuantes na defesa dos interesses da categoria e da sociedade como um todo.
