Mineração Morro do Ipê realiza simulação de emergência para moradores de Igarapé e São Joaquim de Bicas.
As Defesas Civis, em conjunto com a Mineração Morro do Ipê e demais autoridades, promovem no dia 8 de junho, uma simulação de emergência para moradores dos municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas. A atividade tem como objetivo orientar a população sobre como agir em caso de rompimento das barragens de rejeitos.
O Simulado faz parte do PAEBM, que estabelece procedimentos e protocolos a serem seguidos em casos de anomalias nas barragens de mineração. Vale ressaltar que as barragens da Morro do Ipê estão desativadas, seguras e estáveis e o simulado anual com as comunidades é uma determinação legal.
De 10 às 10:30 da manhã de sábado, as sirenes serão acionadas, seguidas de uma mensagem informando que se trata de um simulado. Profissionais da mineradora e de empresas contratadas estarão presentes nos 85 pontos de encontro para receber a população, contabilizar as percepções e fornecer instruções aos moradores. Ao ouvir as sirenes, a população deve se direcionar para o ponto de encontro mais próximo de sua residência, seguindo a rota de fuga sinalizada, portando apenas o seu documento pessoal.
Autoridades como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público acompanharão a simulação em um posto de comando, onde poderão analisar o andamento da atividade e a adesão dos moradores.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Casa Ipê, o Centro de Atendimento à Comunidade da mineradora, pelos telefones: 0800 942 3135 ou Whatsapp (31) 97118-9922.
