Nesta segunda-feira (5/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou a operação Shamar, em Belo Horizonte, como parte do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. A operação, apoiada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados a casos de violência doméstica e familiar.
A delegada Renata Ribeiro Fagundes, do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), destacou a importância da ação, que foi realizada pela Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid). Até o momento, foram cumpridos nove mandados de prisão e 19 de busca e apreensão, resultando em seis prisões, incluindo a de um homem de 58 anos, que agora enfrenta acusações de tentativa de feminicídio.
A delegada Danúbia Quadros informou que as equipes também realizaram fiscalizações em residências de mulheres com medidas protetivas para garantir que não fossem violadas. Violação dessas medidas pode levar à prisão preventiva do agressor.
A delegada Ariane Lira ressaltou a importância de as vítimas relatarem qualquer descumprimento das medidas protetivas à polícia, lembrando que podem usar a Casa da Mulher Mineira e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, além da Delegacia Virtual e dos disques 180 e 181 para denúncias.
A operação, que envolve 80 policiais, continuará ao longo do mês de agosto.

