no

Pedra Grande é agora Patrimônio Cultural de Minas Gerais

A região da Pedra Grande, divisa natural dos municípios de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme, voltou a ser debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, agora, o pico natural é reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado. Os parlamentares aprovaram, no dia 30 de outubro, o Projeto de Lei n° 1.240/2023, de autoria do deputado João Vitor Xavier, que reconhece a importância do monumento, visando garantir a proteção do patrimônio público cultural.

A região da Pedra Grande é caracterizada por espécies de Cerrado, Campo Rupestre e remanescentes de Mata Atlântica que abriga rica fauna e flora típica deste bioma, onde afloram nascentes dos mananciais que são fontes de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o texto do projeto, o reconhecimento por parte do Estado tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos da sociedade mineira. Com a lei aprovada, conforme legislação mineira, a Pedra Grande poderá ser objeto de proteção pelo Estado, por meio de procedimentos administrativos de iniciativa dos órgãos competentes para a execução da política de patrimônio cultural, seguindo legislação pertinente.

Com informações Folha do Povo Itatiaiuçu

Tentativa de homicídio em São Joaquim de Bicas

Suicídio de detento na Penitenciária Jason Soares Albergaria em São Joaquim de Bicas