A região da Pedra Grande, divisa natural dos municípios de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme, voltou a ser debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, agora, o pico natural é reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado. Os parlamentares aprovaram, no dia 30 de outubro, o Projeto de Lei n° 1.240/2023, de autoria do deputado João Vitor Xavier, que reconhece a importância do monumento, visando garantir a proteção do patrimônio público cultural.
A região da Pedra Grande é caracterizada por espécies de Cerrado, Campo Rupestre e remanescentes de Mata Atlântica que abriga rica fauna e flora típica deste bioma, onde afloram nascentes dos mananciais que são fontes de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o texto do projeto, o reconhecimento por parte do Estado tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos da sociedade mineira. Com a lei aprovada, conforme legislação mineira, a Pedra Grande poderá ser objeto de proteção pelo Estado, por meio de procedimentos administrativos de iniciativa dos órgãos competentes para a execução da política de patrimônio cultural, seguindo legislação pertinente.
Com informações Folha do Povo Itatiaiuçu