no

Prefeito de Itatiaiuçu expressa sua tristeza sobre as eleições do ICISMEP

Adelcio foi impedido de se pronunciar durante as eleições do ICISMEP

Em todo processo eleitoral democrático, o direito de se apresentar e se expressar é primordial, porém não foi o que ocorreu no pleito à direção do ICISMEP ocorrido nesta manhã (19). O prefeito Adelcio de Itatiaiuçu foi impedido de se pronunciar e enviou ao jornalismo do Line7 uma carta aberta refletindo sobre o processo eleitoral da instituição.

Excelentíssimo senhor, Antônio Augusto de Rezende Maia, presidente do ICISMEP, mesa diretora, colaboradores, representantes, colegas prefeitos consorciados e demais autoridades presentes, bom dia.

Estamos aqui, hoje, vivendo um momento histórico para o ICISMEP. Em todas as eleições disputadas no Icismep nunca houve concorrentes. Hoje assumimos esse desafio.

Pela primeira vez, dois filhos de Itatiaiuçu têm a honra de disputar a presidência deste consórcio. Isso não é coincidência, mas um reflexo do avanço democrático e da diversidade que buscamos cultivar em nossas ações.

Este é um marco que representa a pluralidade de ideias, a força da união e a construção de um futuro mais promissor para os nossos municípios.

Não estou sozinho nesta jornada. Tenho a honra de caminhar ao lado de colegas dedicados e comprometidos: Gustavo Marques Ribeiro ( Prefeito de Bonfim), Sérgio Silveira Soares ( Raposos ), Hilacério Pereira de Souza ( Crucilândia )e William Parreira Duarte ( Ibirite).

Juntos, estamos prontos para enfrentar os desafios que nos esperam, guiados por um compromisso comum: fortalecer o ICISMEP como um consórcio inclusivo, eficiente e focado no bem-estar de todos. A mudança, caros colegas, é essencial.

Ela cria espaços para novas vozes, traz renovação administrativa, oxigena ideias e promove um fortalecimento institucional.

A disputa democrática é saudável, pois amplia perspectivas e dá nova força às instituições.
Renovar é vital para assegurar que nossa administração permaneça relevante, eficaz, trazendo maior transparência, justiça e soluções práticas para os desafios modernos.

Como disse John F. Kennedy: “A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.”

O próximo mandato tem prazo de validade bienal 2025-2026, e estamos abrindo precedentes para que todos os prefeitos e prefeitas também possam ter direito de contribuir com sua visão e liderança.

Quero, juntamente com meus colegas, um ICISMEP mais forte, mais participativo e mais presente nos municípios consorciados.

Sabemos que a saúde é o carro-chefe do consórcio, mas ela não é sua única área de atuação.

Podemos expandir para outras frentes fundamentais, como educação, transporte e infraestrutura, buscando soluções para problemas crônicos que afetam diretamente nossos cidadãos.

Hoje, o hospital ICISMEP 272 joias atende baixa e média complexidade. Nosso objetivo é, com o apoio do Governo do Estado, por meio da SES, ampliar esses serviços para incluir atendimentos de média e alta complexidade.

Essa transformação resolveria um dos maiores desafios da saúde pública estadual e beneficiaria diretamente nossos municípios.

Porém, é preciso desabafar e relatar um desagrado.

Primeiro, a utilização das redes sociais WhatsApp, onde temos um grupo de prefeitos consorciados ao ICISMEP e usaram deste seleto grupo para fazer campanha política, incluindo ataques diretos à minha candidatura.

Um colega afirmou publicamente que o mais preparado para presidir o consórcio é o prefeito Arnaldo, prefeito este que respeito e admiro. Assim como respeito a todos os presentes. Quem sou eu para dizer se prefeito A ou B é mais preparado? Eu não sei a história de vida de cada um para realizar este julgamento.

Acho que o colega foi muito infeliz e desrespeitoso, não somente comigo, mas com todos os outros colegas prefeitos.

Quero deixar claro que tenho a mesma capacidade e preparo que qualquer um dos prefeitos aqui presentes.

Todos somos gestores competentes, com estilos únicos, mas igualmente comprometidos com nossas comunidades.

Quando minha voz silencia diante de um insulto, faço isso não por fraqueza, mas por dignidade.

Responder ofensa com ofensa seria como lavar a alma com lama. O silêncio, colegas, é um dos argumentos mais difíceis de serem rebatidos.

Ele traduz aquilo que somos: líderes comprometidos, que escolhem a serenidade para demonstrar respeito ao próximo, mesmo diante de provocações.

Segundo, um comentário feito por um colaborador do alto escalão do ICISMEP também me causou desconforto.

Quando comunicamos nossa candidatura legítima e transparente, fomos alertados sobre um possível “racha” no consórcio.

Esse colaborador afirmou que deveríamos ter a “delicadeza” de abdicar da candidatura, pois o Prefeito Arnaldo já havia estabelecido diálogos sobre sua candidatura à presidência há mais de um ano. E que teriam feito isso para que nenhum aventureiro assumisse a Presidência do Icismep.

Respeito os diálogos e os esforços de cada gestor, mas acredito que o direito de todos se apresentarem como candidatos é essencial para fortalecer nossa democracia interna.

Para finalizar, venho humildemente pedir o apoio e o voto de cada um de vocês, colegas prefeitos. Não vamos trabalhar com cartas marcadas. Vamos lutar pela democracia.

O mandado para o qual estamos nos candidatando tem prazo determinado, é transitório, e nossa candidatura busca abrir precedentes para que todos os associados, prefeitos e prefeitas, possam futuramente também concorrer a presidência do Icismep.

Hoje somos nós e daqui a 2 anos podem ser vocês.

Juntos podemos construir um consórcio mais democrático, inclusivo e forte, que esteja sempre à altura das demandas de nossos municípios e do povo que representamos.

PRF/MG recebe nova viatura adquirida através de emenda do Senador Cleitinho

PRF prende idoso dirigindo pela contramão sob efeito de álcool na BR 262, em Betim