no ,

Trump volta a defender Bolsonaro e crítica Justiça brasileira

Nesta terça-feira (8), o presidente dos Estados Unidos fez uma segunda publicação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por suspeita de tramar um golpe contra a presidência de Luiz Inácio em 2023.

Segundo Trump, em sua publicação, a Justiça brasileira estaria promovendo uma caça às bruxas contra o ex-presidente. Em sua postagem, escreveu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”.

Essa nova postagem complementa o posicionamento de Trump da última segunda-feira (7), na qual ele defendia Bolsonaro, além de elogiar seu estilo de negócio.

O Palácio do Planalto respondeu à primeira mensagem de Trump em uma nota oficial, mas, até o momento, não houve outra resposta à nova postagem.

 

LEIA TAMBÉM: Trump acusa perseguição a Bolsonaro e promete “acompanhar de perto o Brasil”

 

Para Rubens Ricupero, em declaração à revista CartaCapital, com passagens por cargos de destaque na Fazenda, no Meio Ambiente e na ONU, a movimentação de apoio ao ex-presidente Bolsonaro pode favorecer o atual presidente Lula na corrida das eleições do próximo ano, já que isso pode fortalecer a posição de Lula na proteção da autonomia do país — um princípio amplamente apoiado pela maioria dos brasileiros, que rejeitam qualquer tipo de intervenção estrangeira.

“O Brasil, historicamente, sempre rejeitou esse tipo de intervenção estrangeira”, disse Ricupero.

A resposta do Planalto à primeira interação de Trump em defesa de Bolsonaro foi clara e direta:

“Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei, sobretudo os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.”

Autópsia aponta lesões múltiplas como causa da morte de brasileira em montanha da Indonésia

Lula recebe presidente da Indonésia no Planalto após cúpula do Brics