Nesta última quinta-feira (10), o deputado federal Rogério Correia protocolou um pedido ao STF para que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso.
Correia argumenta que, diante das recentes declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a apoiar publicamente Bolsonaro, há o risco de o ex-mandatário brasileiro tentar buscar asilo político nos EUA. Trump tem mencionado uma suposta perseguição a Bolsonaro como justificativa para retaliações comerciais contra o Brasil, o que, segundo o deputado, poderia embasar internacionalmente um pedido de refúgio.
Bolsonaro responde como réu em um processo que investiga uma suposta tentativa de golpe para destituir o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para o parlamentar, a prisão é necessária para assegurar a ordem pública e o cumprimento da legislação penal.
Ele destacou que existem diversas evidências que apontam para crimes contra a ordem democrática, além de fortes indícios de envolvimento de Jair Messias Bolsonaro, e ressaltou o perigo que a liberdade do ex-presidente representa.
LEIA TAMBÉM: https://line7.com.br/2025/07/09/trump-critica-justica-brasileira-em-nova-defesa-a-bolsonaro/
Na solicitação, Rogério Correia também mencionou Carla Zambelli, que está atualmente fora do país e foi condenada pelo STF, bem como Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que permanece sob investigação.
Apesar das especulações sobre uma possível fuga, Bolsonaro permanece impedido de deixar o Brasil, já que seu passaporte foi retido pela Justiça em 2024.
Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelos processos ligados à tentativa de golpe, não se manifestou sobre o pedido.