Dois homens suspeitos de participação no assassinato do professor Hércules Rafael da Cruz, de Bacabal (MA), foram presos nesta quarta-feira (16) em Marabá, sudeste do Pará. Jeferson Adão Barbosa Silva e Davysson Ferreira da Silva foram capturados durante uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Guarda Municipal.
O professor estava desaparecido desde domingo (13). Seu corpo foi encontrado na segunda-feira (14), no município maranhense de Santa Luzia, com marcas de tiros e as mãos amarradas. A cidade fica a cerca de 300 quilômetros de São Luís.
A investigação apontou que os suspeitos teriam fugido em direção ao Pará a bordo de um Chevrolet Tracker. A PRF foi alertada pelas autoridades do Maranhão e montou uma barreira na BR-155, em Marabá. Ao serem abordados, os suspeitos ignoraram a ordem de parada e tentaram escapar, mas o veículo saiu da pista e tombou em meio ao mato.
Durante a revista no veículo, os policiais encontraram um revólver calibre 38. Os suspeitos, entretanto, fugiram para a mata fechada. O cerco policial foi reforçado com o Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar e o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal, que empregou animais treinados para busca e resgate.
Segundo o inspetor da PRF, Lúcio Neto, a operação na mata durou várias horas até que os dois homens foram localizados e presos. O trabalho integrado das forças de segurança foi fundamental para o desfecho da ação, destacou o policial.
O guarda municipal Márcio Santos detalhou que dois cães participaram da caçada, sendo um voltado para busca e resgate e o outro para ações de proteção. Antes da captura, objetos pessoais foram encontrados pela equipe.
Jeferson e Davysson foram levados para a 21ª Seccional Urbana da Polícia Civil, em Marabá, onde permanecem à disposição da Justiça. Os dois permaneceram em silêncio ao serem questionados. A Polícia Civil ainda não informou quais medidas serão adotadas na investigação.