O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, está na disputa pelo título de Patrimônio Mundial Natural da Unesco. A decisão será tomada durante a 47ª reunião do Comitê de Patrimônio Mundial, em Paris.
Localizado entre Januária, Itacarambi e São João das Missões, o parque ocupa mais de 56 mil hectares e se destaca pela diversidade de cavernas, sítios arqueológicos e pinturas rupestres. Entre os 114 sítios catalogados, a Lapa dos Desenhos chama a atenção por registros de até 12 mil anos. Já a caverna Janelão impressiona pelas formações calcárias com salões que chegam a 100 metros de altura.
Desde 2003, o Instituto Ekos Brasil atua na preservação da área em parceria com o poder público. Além da gestão ambiental, o trabalho inclui pesquisa científica, recuperação de nascentes e ações com comunidades locais, incluindo povos tradicionais e indígenas.
De acordo com Ana Cristina Moeri, presidente do Instituto, o título da Unesco pode fortalecer o turismo sustentável na região e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, aliado à conservação ambiental.