As exportações de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caíram drasticamente nos últimos três meses, uma queda de 80%. O recuo é atribuído às tarifas adicionais impostas pelo presidente Donald Trump, que já havia aplicado um imposto extra de 10% em abril, antes mesmo da sobretaxa de 50% prevista para 1º de agosto.
Em abril, o Brasil exportou 47,8 mil toneladas de carne bovina aos EUA. Esse volume caiu para 27,4 mil toneladas em maio, 18,2 mil em junho e apenas 9,7 mil em julho.
Além da queda no volume, os preços subiram: o valor médio por tonelada passou de US$ 5.200 em abril para US$ 5.850 nesta semana, um aumento de 12%.
A insegurança gerada pelas novas medidas fez com que embarques já programados fossem redirecionados para outros portos nos EUA, a fim de evitar a chegada após o início da nova taxa.
Diante do cenário, frigoríficos em Mato Grosso do Sul suspenderam temporariamente a produção destinada ao mercado americano. Os EUA são o segundo principal destino da carne bovina brasileira, atrás apenas da China.

