William McNeil Jr., de 22 anos, foi brutalmente preso durante uma abordagem de trânsito em 19 de fevereiro de 2025, em Jacksonville, Flórida — e tudo foi registrado em vídeo.
McNeil, que foi parado por supostamente estar dirigindo sem os faróis ligados, perguntou calmamente aos policiais: “Qual é o motivo?” antes que a situação saísse do controle. Momentos depois, os policiais quebraram o vidro do carro, o agrediram com socos no rosto e o arrastaram para fora do veículo.
Ele sofreu uma concussão, quebrou um dente, levou pontos e teve perda temporária de memória.
McNeil foi condenado apenas por resistência à prisão sem violência e por dirigir com a carteira suspensa — enquanto as infrações por dirigir sem faróis e por não usar cinto de segurança foram anuladas.
O Departamento de Polícia do Condado de Jacksonville afirma que está conduzindo uma investigação interna, mas os advogados de direitos civis Ben Crump e Harry Daniels classificam o caso como uso excessivo da força e planejam entrar com uma ação judicial.
A NAACP está exigindo explicações enquanto o vídeo se espalha pelas redes sociais, gerando revolta diante do que muitos consideram uma clara má conduta policial.

