no

Bebê de 1 ano e 3 meses morre após engasgar em creche municipal de Jacareí

A pequena Manuella Franco Marques, de apenas 1 ano e 3 meses, faleceu na manhã de segunda-feira (28), após passar mal enquanto estava na creche municipal do bairro Parque dos Príncipes, em Jacareí–SP. A tragédia causou grande comoção no Vale do Paraíba.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a criança foi alimentada com papinha por volta das 10h20 e colocada para dormir em um colchonete ao lado de outras crianças. Cerca de 30 minutos depois, ela começou a vomitar, apresentou sinais de fraqueza e teve a pele arroxeada.

Educadoras tentaram prestar socorro com manobras de sucção nasal e acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Manuella foi atendida ainda na unidade escolar, mas chegou sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz.

O caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — pela Polícia Civil. A diretora da creche também foi incluída como parte investigada no inquérito. A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o episódio será avaliado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo falecimento da criança, prestando solidariedade à família e apoio aos servidores da Educação.

O velório de Manuella ocorre nesta terça-feira (29), das 11h às 15h30, na Sala Barcelona da Organização Campo das Oliveiras, no Centro de Jacareí. O sepultamento está marcado para o Cemitério Jardim da Paz.

Clubes brasileiros sofrem perdas após destaque no Mundial de Clubes, aponta jornal espanhol

Unicamp adota política hospitalar focada em identidade de gênero e gera debate sobre prioridades no SUS