no , ,

Lula critica falta de diálogo com Trump sobre tarifas e cobra retomada da diplomacia

Em entrevista ao New York Times publicada nesta quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a falta de diálogo com o governo norte-americano diante da imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo Lula, ele tem feito esforços para estabelecer contato com o presidente dos EUA, Donald Trump, mas não obteve retorno.

“Pedi para fazer contato, mas ninguém quer conversar”, disse o petista, destacando que já designou ministros e o vice-presidente para tentar abrir canais com as autoridades norte-americanas, sem sucesso até o momento.

As novas tarifas, anunciadas por Trump, entrarão em vigor nesta sexta-feira (1º) e preveem uma sobretaxa de 50% sobre as importações brasileiras. Lula afirmou que o Brasil está preocupado com a medida, mas não intimidado, e criticou a postura agressiva do presidente norte-americano. Ele voltou a dizer que não aceitará conduzir a negociação como um país submisso.

Durante a entrevista, a primeira concedida ao jornal em 13 anos, Lula reiterou que é preciso haver equilíbrio nas relações entre os dois países e que “nem gritar, nem abaixar a cabeça” resolve os impasses. Também ressaltou que comércio e política não devem ser misturados.

O New York Times também abordou as tensões envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionando que Trump estaria pressionando sobre o tema. Lula garantiu que a Justiça brasileira atuará de forma independente e afirmou esperar que a relação entre Brasil e EUA volte a um tom mais civilizado.

Homem fica ferido após cair em escavação durante obra em Blumenau

Casal morre em acidente na Mogi-Bertioga após evento de motociclistas; comunidade de Juqueí se comove