Durante a partida realizada na noite desta quarta-feira (30) na Arena do Corinthians, em São Paulo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de protestos por parte da torcida. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram que parte do público presente manifestou-se com gritos e insultos direcionados ao magistrado.
Entre as frases ouvidas nas arquibancadas estavam xingamentos e expressões como “se fudeu”, em aparente alusão às sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos contra Moraes, também oficializadas nesta quarta-feira. Um dos torcedores chegou a filmar o ministro diretamente, mencionando seu nome enquanto apontava a câmera em sua direção.
Coincidentemente, o episódio aconteceu no mesmo dia em que os EUA anunciaram a inclusão de Moraes na lista da Lei Global Magnitsky, que prevê punições como congelamento de ativos e restrições financeiras envolvendo instituições norte-americanas.
Em resposta às manifestações, o ministro reagiu de maneira provocativa. Fotografias divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram Moraes, posicionado na área VIP do estádio, levantando o dedo do meio em direção aos torcedores, em um gesto obsceno de retaliação.

