Com estoques críticos nos bancos de leite e a aproximação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) lançou, nesta quarta-feira (30), a edição 2025 da campanha Agosto Dourado. O movimento, que ocorre anualmente, reforça a importância da amamentação com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
A nutricionista Daniele Matos, do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, fez um alerta sobre a situação atual. “O momento é crítico. Estamos com os estoques muito baixos. Quando conseguimos incentivar e apoiar as mães, muitas se tornam doadoras”, afirmou, destacando a urgência da mobilização.
Para além dos aspectos nutricionais, a campanha chama a atenção para o papel coletivo no sucesso da amamentação. O suporte adequado, seja profissional ou emocional, pode transformar a experiência das mães. Foi o caso da designer de joias Rafaela Clark, de 35 anos, moradora de Belo Horizonte. Após indicação de uma amiga, ela buscou atendimento no banco de leite e relatou o impacto positivo: “Fui muito bem recebida. O atendimento é humanizado, em uma sala reservada, e elas ensinam tudo — desde a pega correta até questões emocionais. Esse tipo de acolhimento faz toda a diferença.”
O simbolismo do termo “dourado” também ganha destaque na campanha. Segundo a fonoaudióloga Emiliane Ferreira Matos, ele remete ao colostro — “as primeiras gotas de leite materno, riquíssimas em nutrientes e essenciais para a imunidade do bebê. Além de proteger contra doenças, o colostro estreita o vínculo entre mãe e filho.”
A doação de leite materno é fundamental para garantir a nutrição de recém-nascidos internados e pode ser feita por mulheres saudáveis que:
- Não usem medicamentos contraindicados;
- Não fumem, nem consumam bebidas alcoólicas ou drogas;
- Tenham exames atualizados, como VDRL, HIV, HBsAg, hemograma, entre outros, conforme orientação médica.

