Mais de 70 pessoas morreram e 68 continuam desaparecidas após as enchentes que atingiram, no dia 5 de agosto, um vilarejo próximo ao Himalaia, na Índia. As informações foram atualizadas pelas autoridades nesta terça-feira (12), que também confirmaram quatro novas mortes. Vídeos gravados por moradores mostram a força da água lamacenta arrastando casas inteiras.
As buscas se concentram na localidade turística de Dharali, no estado de Uttarakhand. Segundo Gambhir Singh Chauhan, da Força Nacional de Resposta a Desastres, cães farejadores identificaram pontos onde podem estar corpos, mas a escavação é dificultada pelo acúmulo de água. As equipes também utilizam radares para auxiliar no trabalho.
O número de desaparecidos foi revisado de 100 para 68, sendo 44 cidadãos indianos e 22 nepaleses. As inundações e deslizamentos de terra são frequentes na temporada de monções, que ocorre de junho a setembro, porém especialistas alertam que as mudanças climáticas têm intensificado a frequência e a gravidade desses fenômenos na região.