Após o lançamento do vídeo “Adultização”, que reúne denúncias contra influenciadores que exploram a imagem de crianças e alerta para os riscos do ambiente digital, o youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, passou a enfrentar diversas ameaças.
No vídeo, com cerca de 50 minutos, Felca explica o fenômeno da “adultização” infantil, mostrando como algoritmos das redes sociais promovem conteúdos problemáticos envolvendo menores.
Para embasar o material, ele contou com a ajuda de uma psicóloga especializada em desenvolvimento infantil, com quem realizou uma entrevista aprofundada.
O processo de produção durou cerca de um ano, período em que o youtuber enfrentou o impacto emocional de expor esse tema delicado. “Foi muito aversivo. Ver essas cenas dava vontade de chorar e vomitar. Mas sem essa gota, o oceano seria menor”, afirmou.
Devido às ameaças recebidas, por criticar influenciadores ligados às apostas esportivas, as chamadas bets, e denunciar casos como o do influenciador paraibano Hytalo Santos, acusado de exploração de menores, Felca adotou medidas para sua proteção. Atualmente, ele anda com carro blindado e segurança na cidade de São Paulo, onde mora.
Em entrevista ao podcast PodDelas, o youtuber afirmou que, apesar dos riscos, acredita ser fundamental dar voz a essas denúncias. “Recebi muitas ameaças e espero que venham processos, mas estamos falando a verdade. Se ninguém falar, nada muda”, disse Felca, que ganhou destaque ao expor os perigos que crianças e adolescentes enfrentam online.

