no

Dono da Ultrafarma é preso em operação contra esquema de corrupção fiscal em São Paulo

Em uma ação deflagrada nesta terça-feira (12), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) prendeu Sidney Oliveira, empresário e proprietário da rede Ultrafarma. A operação, chamada Ícaro, tem como objetivo desarticular um esquema de corrupção que envolvia auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado.

A ofensiva policial, que contou com o apoio da Polícia Militar, cumpriu três mandados de prisão temporária, visando um fiscal de tributos estadual, apontado como líder do esquema, e dois empresários ligados a companhias que foram favorecidas por decisões fiscais fraudulentas. Além das prisões, foram realizadas buscas em residências e empresas relacionadas aos investigados.

As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec) e revelaram que o grupo criminoso atuava favorecendo ilegalmente empresas do setor varejista, em troca de pagamentos irregulares. O principal fiscal manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de débitos tributários das empresas beneficiadas.

Como contrapartida, ele recebia propina mensal, repassada por meio de uma empresa registrada no nome de sua mãe. Estima-se que os valores desviados ultrapassem R$ 1 bilhão.

Os envolvidos poderão responder judicialmente por corrupção ativa e passiva, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Polícia prende acusado de ligação com o ‘Faraó dos Bitcoins’ no Rio

Polícia Civil prende 16 suspeitos de roubo em condomínios de luxo na Grande São Paulo