O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (12) que assinará uma Medida Provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões destinada a empresas brasileiras prejudicadas pelo aumento das tarifas de importação determinado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
O pacote de medidas emergenciais, que será detalhado pelo governo federal nesta quarta-feira (13), também prevê o diferimento de tributos, adiando prazos de pagamento de impostos, e a reformulação do Fundo de Garantia à Exportação, que cobre riscos de operações de crédito em vendas externas.
Segundo Lula, o valor inicial poderá ser ampliado conforme o impacto econômico seja medido. “R$ 30 bilhões é o começo. Nós vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e procurar abrir novos mercados para seus produtos”, afirmou o presidente em entrevista a uma rádio.
Críticos da medida alertam para o risco de impacto fiscal e questionam se o volume de recursos anunciado será suficiente para conter as perdas do setor produtivo.