A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar suspeitas de fraudes bilionárias no INSS será comandada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). Ele venceu a disputa contra o senador governista Omar Aziz (PSD-AM) por 17 votos a 14, garantindo a presidência para a oposição.
A vitória foi comemorada por parlamentares que defendem uma apuração firme sobre os desvios no órgão previdenciário. Viana, que assinou o requerimento de criação da comissão, já havia se colocado como candidato à presidência com a promessa de priorizar investigações e responsabilizações.
Nas redes sociais, o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), um dos principais articuladores da oposição, celebrou o resultado e alfinetou o governo:
“Vencemos! Derrotamos Omar Aziz e o presidente da CPMI da roubalheira do INSS será o senador Carlos Viana, que assinou o requerimento e quer investigação e punição. Foram 17 votos a 14. Chora petista, bolivariano, a roubalheira do PT tá acabando!”, escreveu.
Com a presidência definida, a comissão deverá confirmar ou escolher um relator para dar início aos trabalhos, que devem incluir convocações, quebras de sigilo e análise detalhada de documentos.

