no ,

Trump critica governo Lula e diz que Brasil “está indo muito mal”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou na sexta-feira (5) o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o Brasil “foi radicalmente para a esquerda” e “está indo muito mal”. As declarações foram dadas em entrevista na Casa Branca, onde ele ressaltou manter apreço pelo povo brasileiro.

Nos últimos meses, a Casa Branca anunciou medidas contra o país. Em agosto, Trump elevou tarifas de importação para 50%, embora parte dos produtos tenha sido posteriormente isentada.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi incluído em sanções baseadas na Lei Magnitsky, que preveem bloqueio de bens e restrição de visto. Além disso, os Estados Unidos abriram investigação sobre práticas ligadas a big techs e ao sistema de pagamentos Pix.

O governo norte-americano alega que as ações respondem a decisões brasileiras que afetam empresas digitais e também a processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Itamaraty rejeitou as acusações e afirmou que poderá aplicar medidas de reciprocidade caso as tarifas sejam mantidas.

Reprodução

Trump eleva tensão com Maduro e ameaça abater aviões venezuelanos

Estagiária da Record morre em acidente de carro em Belo Horizonte