A Igreja Anglicana terá, pela primeira vez em sua história, uma mulher no mais alto posto de liderança. Sarah Mullally, até então bispa de Londres, foi anunciada nesta sexta-feira (3) como a nova arcebispa de Canterbury, sucedendo Justin Welby. A nomeação foi confirmada pelo governo britânico e contou com a aprovação do rei Charles III, chefe supremo da instituição.
Aos 63 anos, Mullally construiu uma trajetória singular. Mãe de dois filhos e ex-enfermeira, abandonou a carreira na saúde em 2004 para dedicar-se integralmente ao sacerdócio. Agora, assume a liderança espiritual de milhões de fiéis em todo o mundo como a 106ª arcebispa de Canterbury.

A sucessão acontece após a renúncia de Welby, que deixou o cargo em novembro de 2024 em meio a pressões relacionadas à condução de denúncias de agressões físicas e sexuais dentro da igreja.
Em comunicado, Sarah Mullally declarou estar consciente da “grande responsabilidade” que a função representa, mas afirmou sentir “paz e confiança em Deus” para cumprir sua missão.