O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), manifestou interesse em se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas próximas semanas. O objetivo do encontro, segundo aliados, é reforçar a unidade do campo conservador de olho nas eleições de 2026.
Caiado já teria recebido um “sinal verde” de Bolsonaro para a visita, mas o encontro ainda depende de autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, devido às restrições impostas ao ex-presidente no inquérito dos atos antidemocráticos.
O governador goiano tem buscado equilibrar o diálogo entre as diferentes alas da direita, defendendo que eventuais divergências políticas não devem comprometer o projeto eleitoral do grupo. Ele também tem reforçado sua postura de independência em relação ao governo federal, mas sem romper totalmente os canais institucionais com Brasília.
Nos bastidores, aliados de Bolsonaro avaliam que a aproximação com Caiado é importante para ampliar o leque de alianças regionais e fortalecer a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já interlocutores de Caiado afirmam que o governador quer “preservar a unidade do campo conservador”, evitando o que chama de fragmentação da direita.
Caso o encontro seja confirmado, será o primeiro gesto público de reaproximação entre Bolsonaro e Caiado desde o início do atual governo.