no ,

PF prende ex-presidente do INSS por fraudes em aposentadorias

Alessandro Stefanutto é alvo da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes e corrupção em benefícios previdenciários

Reprodução
Reprodução

O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

A ação faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto, conduzida pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que apura a atuação de uma organização criminosa responsável por aplicar descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários.

Stefanutto havia sido afastado da presidência do INSS no início do ano, quando o escândalo veio à tona, e demitido oficialmente em abril, após as primeiras investigações indicarem irregularidades internas no órgão.

Nesta etapa, a operação cumpre 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal. Os investigados são suspeitos de estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas oficiais e ocultação de patrimônio.

Reprodução

Paraguai corta gasolina pela 11ª vez enquanto preço segue alto no Brasil

Imagem: Caio Finotelo

Venezuela leva à COP30 o maior avião da conferência