A delegação da Venezuela desembarcou em Belém para a COP30 a bordo de um Airbus A340-600 da companhia estatal Conviasa, a maior aeronave a participar da conferência até o momento, segundo o portal AeroIN.
O A340-600 é um avião quadrimotor de longo alcance, famoso pelo tamanho e capacidade de transporte, mas também pelo alto consumo de combustível. Embora projetado para voos intercontinentais, o modelo foi usado em uma rota curta entre Caracas e Belém. Estimativas apontam que o trajeto exigiu cerca de 27 toneladas de combustível, enquanto o ACJ319 presidencial venezuelano gastaria aproximadamente 8,7 toneladas no mesmo percurso.
Comparações do AeroIN mostram que outras delegações optaram por aeronaves mais eficientes. O Catar, por exemplo, chegou com um A340-300, que consome cerca de 0,04 kg de combustível por milha náutica por assento, contra 0,07 kg do A340-600 venezuelano. Já o governo da Holanda pousou com um Boeing 737-700, com desempenho semelhante ao do avião catari.
Ainda segundo o portal, o jato venezuelano entrou no Brasil pelo espaço aéreo de Roraima, já que Guiana e Suriname não autorizaram o sobrevoo de aeronaves de Estado da Venezuela, o que obrigou o quadrimotor a contornar os dois países até chegar a Belém.


