no

Delcy Rodríguez critica interferência dos EUA e defende diálogo interno na Venezuela

Presidente interina afirma que decisões sobre o país devem ser tomadas pelos próprios venezuelanos e rejeita influência de Washington sobre a política nacional

Direitos de autor Copyright 2017 The Associated Press. All rights reserved.
Direitos de autor Copyright 2017 The Associated Press. All rights reserved.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste domingo (25) que é necessário pôr fim às “ordens de Washington” sobre a política do país e defendeu que as questões internas sejam resolvidas exclusivamente pelos próprios venezuelanos. A declaração foi feita durante um ato com trabalhadores do setor petrolífero na cidade de Puerto La Cruz, no noroeste do país, com transmissão da emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV).

Durante o discurso, Rodríguez destacou a importância da soberania nacional e criticou políticos que, segundo ela, recorrem ao apoio estrangeiro para interferir nos assuntos internos da Venezuela. Sem citar nomes, afirmou que aqueles que “agradeceram aos Estados Unidos por ataques contra o povo venezuelano” não merecem representar o país.

A presidente interina também defendeu a convivência democrática entre posições divergentes, ressaltando que o debate político deve ocorrer com respeito e foco em soluções internas. Ela lembrou que, na última sexta-feira (23), propôs a convocação de um “verdadeiro diálogo nacional”, que incluiria tanto setores alinhados quanto opositores ao governo.

Segundo Rodríguez, a iniciativa de diálogo foi encaminhada ao presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, que ficará responsável por conduzir as articulações. O objetivo, de acordo com ela, é fortalecer a política interna e reduzir a influência de atores externos nas decisões do país.

Nikolas Ferreira critica STF durante caminhada rumo a Brasília

crédito: Kiran RIDLEY/AFP

Filho do presidente do Irã pede fim do bloqueio da internet no país