no

Filho do presidente do Irã pede fim do bloqueio da internet no país

Assessor do governo afirma que bloqueio prolongado amplia distanciamento entre população e autoridades

crédito: Kiran RIDLEY/AFP
crédito: Kiran RIDLEY/AFP

Yousef Pezeshkian, filho do presidente do Irã e assessor do governo, pediu neste sábado (24) o restabelecimento do acesso à internet no país. Segundo ele, a manutenção do bloqueio por mais de duas semanas tende a aumentar o descontentamento popular e aprofundar a distância entre o povo e o governo.

Em mensagem publicada no aplicativo Telegram, Pezeshkian afirmou que a restrição ao serviço “gerará descontentamento e ampliará o abismo entre a população e o governo”, destacando os impactos negativos da medida em um momento de tensão social.

O governo iraniano bloqueou o acesso à internet em todo o território nacional durante os protestos recentes, que vêm sendo reprimidos pelas forças de segurança. Organizações internacionais de direitos humanos denunciam o uso excessivo da força contra manifestantes.

A ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, afirmou que o número final de mortos durante a repressão pode ultrapassar 25 mil pessoas. Já o governo iraniano reconheceu oficialmente 3.117 mortes, das quais 2.427 foram classificadas pelas autoridades como “mártires”.

Direitos de autor Copyright 2017 The Associated Press. All rights reserved.

Delcy Rodríguez critica interferência dos EUA e defende diálogo interno na Venezuela

Foto: X/Reprodução

Tempestade de inverno cancela 11 mil voos nos EUA