no

Tempestade de inverno cancela 11 mil voos nos EUA

Sistema climático severo provoca nevascas, gelo nas rodovias e ameaça o fornecimento de energia em várias regiões do país

Foto: X/Reprodução
Foto: X/Reprodução

Mais de 11 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos em razão de uma tempestade de inverno de grandes proporções que começou a causar estragos em diversas regiões do país neste sábado (24). O fenômeno climático ameaça interromper o fornecimento de energia elétrica e cobrir rodovias importantes com camadas de gelo.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, cerca de 140 milhões de pessoas, mais de 40% da população norte-americana, estão sob alerta de tempestade de inverno. A área afetada se estende do Novo México à Nova Inglaterra, com previsão de fortes nevascas e uma tempestade de gelo considerada catastrófica entre o leste do Texas e a Carolina do Norte.

No Aeroporto Internacional Will Rogers, em Oklahoma City, todos os voos deste sábado foram cancelados. As autoridades aeroportuárias também suspenderam as operações da manhã deste domingo (25) e planejam retomar os pousos e decolagens apenas no período da tarde, dependendo das condições climáticas.

Meteorologistas alertam que os danos provocados pelo gelo, especialmente em áreas mais afetadas, podem ser comparáveis aos causados por furacões. A Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi informou que temperaturas perigosamente baixas e sensação térmica extrema devem se espalhar pela região e persistir pelo menos até segunda-feira.

crédito: Kiran RIDLEY/AFP

Filho do presidente do Irã pede fim do bloqueio da internet no país

Reprodução

Chuvas fortes em Minas Gerais deixam três mortos, 465 desabrigados e 49 cidades em emergência