Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta terça-feira (27) no Rio Grande do Norte incluiu mandados contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), no âmbito de uma investigação sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em contratos ligados à área da saúde. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
A ação, batizada de Operação Mederi, ocorre em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e contempla 35 mandados de busca e apreensão em várias cidades potiguares, incluindo Mossoró e Natal. Também foram determinadas medidas cautelares e patrimoniais contra investigados pela Justiça.
De acordo com as autoridades, as apurações se concentram em contratos para o fornecimento de insumos à rede pública de saúde em municípios do estado. Auditorias realizadas pela CGU teriam identificado indícios de inexecução de contratos, fornecimento inadequado de materiais e preços acima dos praticados, além de possíveis irregularidades em licitações.
Bezerra, que é um dos alvos dos mandados, teve sua residência vistoriada pela PF durante a operação. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre apreensões.
Os investigados poderão responder por crimes relacionados ao desvio de recursos públicos e fraudes em contratações administrativas, conforme informou a Polícia Federal.


