no

PF prende ex-presidente do Rioprevidência em investigação sobre aplicações milionárias

Operação apura investimentos considerados irregulares em títulos do Banco Master que podem ter colocado em risco recursos da previdência estadual

Foto: Reprodução

O ex-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, foi preso na manhã desta terça-feira (3) em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que integra a investigação sobre irregularidades financeiras envolvendo o fundo de pensão dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro.

A detenção ocorreu em Itatiaia (RJ), enquanto Antunes viajava em um veículo alugado após desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vindo dos Estados Unidos. Ele foi encaminhado à delegacia da PF em Volta Redonda e deve ser transferido para a capital fluminense.

A prisão está ligada à Operação Barco de Papel, que apura um conjunto de operações financeiras consideradas irregulares no Rioprevidência. A investigação começou em novembro de 2025 e analisa nove aplicações feitas entre 2023 e 2024 que somaram quase R$ 1 bilhão em títulos de alto risco emitidos pelo Banco Master, instituição que teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro do ano passado.

Segundo a PF, essas aplicações teriam exposto os recursos do fundo, destinados ao pagamento de aposentadorias e pensões de cerca de 235 mil servidores públicos, a riscos incompatíveis com a finalidade previdenciária. As apurações incluem suspeitas de gestão fraudulenta, desvio de recursos, indução ao erro de órgãos públicos e de investidores, além de associação criminosa e corrupção passiva.

Antunes havia renunciado ao cargo em 23 de janeiro, em meio à primeira fase da investigação, que também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados à autarquia e a outros ex-dirigentes.

A PF segue com a apuração, que poderá resultar em novas prisões ou medidas judiciais conforme os próximos passos da investigação.

Foto: Reprodução

Trump sugere que Justiça dos EUA deixe de lado investigações sobre caso Epstein

Encontro entre Cleicinho e Prefeitura de Brumadinho fortalece união entre cidades e debate soluções públicas