no ,

PT tenta evitar perda de cadeiras no Senado

Partido aposta em candidaturas ao Executivo estadual para manter número atual de senadores

Reprodução via internet
Reprodução via internet

Diante do risco de redução de sua representação no Senado Federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) intensificou articulações políticas para tentar, ao menos, manter o tamanho atual de sua bancada, hoje composta por nove senadores. Nas eleições deste ano, seis parlamentares da sigla terão de renovar seus mandatos.

Sem uma estratégia unificada definida, o partido tem adotado uma atuação eleitoral baseada em articulações pontuais nos estados. A principal lógica envolve incentivar senadores aliados a disputar governos estaduais, abrindo caminho para que suplentes filiados ao PT assumam as cadeiras no Senado em caso de vitória nas urnas.

Um dos exemplos é o do senador Omar Aziz (PSD-AM). Caso ele seja eleito governador do Amazonas, sua vaga no Senado seria ocupada pela suplente Cheila Moreira, que é filiada ao PT. Internamente, dirigentes da legenda avaliam esse movimento como uma forma de fortalecer a bancada sem depender exclusivamente do desempenho direto de candidatos petistas ao Senado.

Paralelamente, o partido monitora com preocupação a situação do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que enfrenta um cenário de forte competitividade na tentativa de reeleição. Pesquisas eleitorais, como as realizadas pelo instituto Real Time Big Data, indicam o parlamentar na quinta colocação, em empate técnico com outros concorrentes.

O quadro acendeu um alerta na direção nacional do PT, que avalia o risco de encolhimento da bancada caso a estratégia de articulação indireta não seja suficiente para compensar possíveis derrotas nas disputas diretas ao Senado. O desempenho nos estados será decisivo para o futuro da legenda na Casa Alta.

Foto: Jorge Cruz/Agência Brasil

Gleisi critica relatoria de Derrite no PL Antifacção

Foto: Criada por IA/O Brasilianista

Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica em eleição marcada pela crise de segurança