Em depoimento á CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), a ex-militante da organização Vanuza Sousa, denunciou práticas comuns do grupo e do Partido dos Trabalhadores (PT). Vanuza fazia parte do Acampamento São João no Sul da Bahia.
Em sessão nesta terça-feira 8, a mulher afirmou que o MST chegou a agredir ela e seus filhos. Entre os filhos dela incluía uma menina de apenas quatro anos que “hoje está com graves problemas psicológicos”. Em outra parte do Depoimento ela disse ainda que, “Esse movimento age criminosamente, quando alguém diz ‘não’ para eles.”
Vanuza declarou ainda que, “Quero que a direção do MST chegue aqui e diga que sou ‘fake news’ ou que não existo”. Segundo ela, a forma que o MST age é chantageando seus membros, já que ou se vota no PT ou perde sua terra.
Durante seu depoimento, Vanuza ainda confrontou parlamentares Petistas, como o Deputado Valmir Assunção (PT-BA), que é ligado ao MST. “Teve meu voto desde o primeiro mandato”, disse. “E você nunca me representou.”