no

Rosa Weber e Gilmar Mendes votam por indenizar presos em “condição degradante”

Problema da medida é que pode acarretar em soltura em massa de condenados, afim de evitar indenização de todos os presos.

Uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), recebeu parecer favorável dos ministros do STF, Gilmar Mendes e a colega Rosa Weber. Ação visa garantir que presos sujeitos a “condições subumanas, insalubres, degradantes ou de superlotação” em presídios tenham direito a indenização.

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O entendimento que prevalece hoje no país é que a indenização individual de presos é inadmissível, por que resulta na “retirada de recursos para melhoria do sistema” e como consequência “agravar a situação” carcerária do país”.

Rosa Weber fez várias vistas a presídios em todo país e entende que o Estado deve “compensação penal” á presidiários. Outra ação de acordo com a ministra é de reduzir penas e colocar em liberdade quem está em prisões superlotadas e em condições insalubres.

A ministra ainda sugeriu, “O pagamento de soma em dinheiro desponta como forma subsidiária ou secundária de reparação do dano moral suportado por preso em situações inapropriadas de encarceramento”.

Previsão do tempo indica chuva de granizo para os próximos dias em Betim

Protesto por falta de água termina em briga entre vice-prefeito e morador; Vídeo