no

Nova carteira de identidade começará a ser emitida em janeiro de 2024

A validade da carteira antiga será até 2032

A nova Carteira Nacional de Identidade deverá começar a ser emitida em todo o Brasil até 11 de janeiro de 2024, após originalmente ser programado até 6 de março passado. Até o momento, 11 estados já estão emitindo o novo documento, que inclui versões em papel e digital, seguindo o exemplo da Carteira Nacional de Habilitação.

Foto: Secretaria Especial de modernização do Estado / Divulgação

O antigo modelo continua válido até fevereiro de 2032, e a primeira emissão e renovação são gratuitas, mas a segunda via implica em pagamento de taxa, variando de estado para estado.Enquanto o modelo antigo tinha um número único e poderia ser emitido em qualquer estado, permitindo a mesma pessoa ter múltiplos documentos com números diferentes, o novo modelo usa o CPF para identificação, com um único campo para nome, sem diferenciação entre nome civil e social, e sem indicação de gênero. Ele possui um QR Code para verificar sua autenticidade e status de extravio ou furto.

Além disso, o documento incorpora um código internacional chamado MRZ, semelhante ao utilizado em passaportes, o que o torna válido como documento de viagem. A validade da nova carteira varia com a idade do titular: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 59 anos, e é indefinida para maiores de 60 anos.

Alexandre de Moraes livra presidente Lula de investigação de presente não registrado

Menina de 3 anos é atacada por cachorro em Betim