O ex-sindico condenado pelo assassinato de sua vizinha Dilene Pereira dos Santos, de 48 anos, no bairro Jardim Petrópolis, em Betim, na grande de Belo Horizonte, em outubro de 2022, foi encontrado sem vida no Presídio de Nova Lima nesta segunda-feira (11/12).
Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), os agentes penitenciários foram chamados até a cela onde Valter Pereira Júnior, de 45 anos estava detido. Ele foi encontrado caído e recebeu atendimento inicial da equipe de enfermagem. Os médicos do Samu foram acionados e confirmaram a morte.
Conforme relato da Sejusp-MG, entre os dias 29/11 e 1/12, Valter queixou-se de mal-estar, sendo então encaminhado ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, onde foi medicado e liberado. Ao retornar à prisão, ele recebeu cuidados psiquiátricos e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi internado, medicado, liberado e encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
No CAPS, ele foi novamente direcionado à UPA devido a febre e instabilidade hemodinâmica. Após mais uma rodada de medicação, foi liberado. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Valter estava sob custódia desde 2 de outubro de 2022. Ele ocupava o cargo de síndico no prédio onde também residia a professora Dilene Pereira. O homicídio ocorreu após uma discussão relacionada a uma prestação de contas do período em que ele administrava o edifício. Após receber uma intimação judicial, Valter ficou enfurecido e cometeu o crime.