A iminente chegada da estação mais quente do ano promete impactar Belo Horizonte, conforme as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Anete Fernandes destaca que, embora a capital mineira tenha enfrentado um notável atraso no período chuvoso deste ano, a chegada do verão não só intensificará a precipitação, como também elevará consideravelmente as temperaturas.
Fernandes explica que o verão trará consigo um aumento significativo nas temperaturas. De acordo com a especialista, janeiro costuma ser um dos meses mais chuvosos do ano, com uma média mensal de 330,9 milímetros de precipitação na capital.
A meteorologista ressalta que, “Depois de uma primavera muito seca, a tendência é que a estação chuvosa se estabeleça finalmente no verão, com atraso de aproximadamente 3 meses. Normalmente, as chuvas se tornam mais frequentes em BH e no estado, a partir da segunda quinzena de outubro o que não aconteceu este ano”.
O cenário promete trazer não apenas um incremento no volume de chuvas, mas também um expressivo acréscimo nas temperaturas, caracterizando assim a chegada marcante da estação mais quente do ano em Belo Horizonte.