Nesta quinta-feira (21), uma medida incomun surpreendeu mais de uma centena de professores da rede de ensino de Contagem, ao comunicar, a rescisão de seus contratos, um dia após o encerramento do ano letivo na rede pública. Esses profissionais, que mantinham contratos temporários, foram surpreendidos com a notícia da rescisão uma semana após a renovação de seus vínculos com o município.
Os Processos Seletivos Simplificados (PSSs) foram realizados em 2021 e 2022, na qual os professores foram convocados. Na semana anterior, entre os dias 11 e 13 de dezembro, os profissionais foram chamados para assinar um aditivo. Em outras palavras, a Prefeitura de Contagem propôs prorrogar o vínculo, que originalmente terminaria em 23 de dezembro, até o final do próximo ano.
A Seduc ( secretaria municipal de Educação de Contagem), deu a notícia de que seus contratos não seriam mais prorrogados, e só chegou aos professores afetados no final da tarde da última quinta-feira (20), após as demissões terem sido publicadas em uma edição do Diário Oficial.
Uma parcela dos professores, cujos contratos foram estendidos até 31/12/2024, foi encaminhada para as escolas onde atuarão em 2024. No entanto, os nomes de 101 profissionais não foram incluídos na lista de prorrogação, deixando-os sem vínculo com a prefeitura.
Um Ofício circulou entre os dirigentes escolares, orientando os profissionais cujos contratos não foram renovados, a buscar esclarecimentos na Diretoria de Gestão de Profissionais da Educação da Seduc.