no ,

Lula pode chegar a 39 ministérios com criação da pasta da Segurança Pública

Proposta de desmembramento do Ministério da Justiça pode levar o governo a igualar o maior número de pastas da história do Executivo federal

Reprodução via internet
Reprodução via internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode chegar a administrar 39 ministérios caso a proposta de criação de um Ministério da Segurança Pública seja confirmada, igualando o recorde de pastas no Poder Executivo federal. Atualmente, a Esplanada dos Ministérios soma 38 órgãos federais. 

A ideia de desmembrar o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública para criar uma pasta exclusiva voltada à segurança voltou a ganhar atenção após a saída de Ricardo Lewandowski do comando da Justiça. A reforma ampliaria o número de ministérios a 39, mesmo patamar atingido no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

Se concretizada, essa mudança representaria um aumento de quase 70% no número de pastas em comparação ao governo anterior, que chegou a 23 ministérios. No governo de Michel Temer (MDB), o total ficou em 29 ministérios. 

A proposta de criação do novo ministério enfrenta resistência interna e no Congresso, já que dependeria de aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e de decisões políticas sobre conveniência e tempo de implementação. Integrantes do governo e governadores têm posições divergentes sobre o assunto, considerando os desafios de estruturar uma nova pasta já em ano eleitoral. 

A discussão também ocorre em um contexto de trocas no primeiro escalão. A movimentação política está sendo acompanhada de perto à medida que o governo se aproxima de um período eleitoral em 2026, o que pode influenciar decisões sobre reformas no alto escalão.

Foto: REUTERS/Brian Snyder

Trump diz avaliar “medidas fortes” contra o Irã após escalada de protestos

Reprodução

Trump anuncia tarifa de 25% contra países que negociam com o Irã