no

Boleto bancário: valor pago até 13h30 será compensado no mesmo dia

A partir desta sexta-feira (15), todos os boletos pagos até as 13h30 dos dias úteis serão compensados no mesmo dia. O novo modelo de processamento foi anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), como uma medida de modernização do setor bancário, em tempos de ascensão do Pix.

 

A mudança no prazo de compensação é obrigatória e abrange todos os bancos, públicos e privados, que operam com produtos de cobrança — 136 no total, segundo a entidade. A nova operação interfere no prazo de liquidação interbancária, processo em que as instituições financeiras recebem o pagamento, fazem a confirmação de dados e valores do título de cobrança e repassam o dinheiro ao banco gerador do boleto. Com a mudança, a liquidação do documento pago no horário limite (13h30) será feita no mesmo dia do pagamento (D+0), às 16h30. Os boletos pagos após às 13h30 terão como prazo para liquidação um dia útil (D+1).

A medida possibilita que os bancos repassem o valor recebido para os empreendedores no mesmo dia, mas essa decisão fica a cargo de cada instituição financeira. A disponibilização do dinheiro ao beneficiário no prazo D+0, segundo a Febraban, está condicionada ao tipo de contrato firmado com o banco.

Duas unidades temporárias para pacientes com dengue são abertas

Câmara acata CPI para investigar acusação de assédio sexual